Dados Institucionais


1.1- Nome do Museu: MUSEU HISTÓRICO DE IGARASSU
1.2- Sigla: MHIg
1.3- Missão: Catalogar, identificar, restaurar e expor peças e documentos ligados a História
de Igarassu, Pernambuco e do Brasil.
1.4- Site: http://mhigarassu.blogspot.com/
1.5- Correio eletrônico: mhigarassu@gmail.com
1.6- Ato de criação: A instituição pertencia ao Instituto Histórico de Igarassu, instituição privada que em 1972, transferiu a guarda do imóvel e do acervo para a Prefeitura municipal de Igarassu.
1.7- Ano de criação: 1954
1.8- Ano de abertura ao público: janeiro de 1954
1.9- Breve Histórico do Museu: O Museu Histórico de Igarassu foi fundado no dia 27 de janeiro de 1954, dentro das comemorações do Tri-centenário da Restauração Pernambucana, no antigo Sobrado do Imperador. Sua galeria mater foi à da Restauração Pernambucana, seguida da Galeria Sacra Padre Machado. A instituição ocupa três casas do século XVIII que foram adaptadas para servir de sede em 1958. Em agosto de 1972, o Instituto Histórico, por não possuir mais condições de manter a instituição e o seu acervo, celebrou um convênio com a Prefeitura Municipal que, desde então, assumiu a guarda do patrimônio da instituição. Hoje possui 250 peças em exposição, auditório, deck/mirante, salão de exposição, Departamento de Pesquisa Histórica – responsável pela guarda de 18 metros lineares de documentos cartoriais dos séculos XIX e XX.
1.10- Personalidade jurídica própria ou unidade subordinada? A instituição é subordinada a Secretaria de Turismo da Prefeitura Municipal de Igarassu.

0 comentários:

Postar um comentário